Conte com a

EXPERIÊNCIA

Tenha a segurança de duas referências profissionais em cirurgias e tratamentos oculares,

os oftalmologistas Dr. Fernando Justino Dantas e Dra. Alessandra Kurahashi Dantas.

 

ESPECIALIDADES

EXAMES

 

Entre em

CONTATO

 

Preencha o formulário e entraremos em contato o mais breve possível!

 

Nome*

Telefone*

Email:*

Mensagem:

*Campos obrigatórios

Quem somos

SOBRE

Dr. Fernando Dantas

CRM 87931


  • Graduação em Medicina - UNICAMP 1996

  • Especialização em Cirurgia Oftalmológica

  • Membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein

Dra Alessandra Dantas

CRM 84268


  • Graduação em Medicina - UNICAMP 1996

  • Especialização em Plástica Ocular e Vias Lacrimais

  • Especializada em Cirurgias e Tratamentos de Glaucoma


 

DICAS

1Quais as principais causas do glaucoma
O glaucoma pode ter origens variadas. Por exemplo, pessoas que precisam fazer uso de corticoide ou fazem de maneira inadvertida, podem desenvolver o glaucoma secundário. A doença também pode ser originada em trauma/contusão na cabeça, que venha a prejudicar o nervo óptico. Há ainda o glaucoma congênito, no qual as crianças já nascem com o problema, seja no nível primário ou secundário. Porém, a grande maioria dos casos de glaucoma são identificados em idosos, e ocorrem em consequência do avanço da idade.
2Doenças que podem causar alterações na visão
A avaliação ocular pode ser o ponto de partida para o diagnóstico de doenças graves, que não necessariamente têm origem nos olhos. Inúmeras doenças sistêmicas provocam consequências na visão; em alguns casos a manifestação ocular é o primeiro indício perceptível de uma condição sistêmica ou crônica. Entre os exemplos de problemas sistêmicos que podem comprometer a visão estão doenças como esclerose múltipla, sífilis, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e tuberculose.
3Maus hábitos que afetam a saúde da visão
Embora a visão seja primordial para as atividades do dia a dia, no Brasil, não é comum o hábito de cuidar da saúde ocular. Uma pesquisa realizada pelo Ibope no país, mostra que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista! Um dos pontos preocupantes dessa pesquisa é a falta de conhecimento relativo a doenças que causam cegueira, como glaucoma. Buscar informações sobre a saúde é uma questão de prevenção. Ainda sobre os resultados da referida pesquisa, a falta de conhecimento sobre o glaucoma não é só entre os idosos, mas também os jovens; um terço dos entrevistados com mais de 40 anos não sabe nada sobre o tema. Cerca de 48% das pessoas que ouviram falar da doença desconhecem completamente ou são incapazes de distinguir corretamente os principais fatores de risco. Mesmo as pessoas mais informadas mostraram pouco conhecimento. Fatores mais desconhecidos com o percentual de pessoas desinformadas: Preservando a saúde dos olhos Ter idade acima de 40 anos (82%) Ter familiares com glaucoma (53%) Ser negro (98%) Ter pressão alta do olho (17%)
4Lentes de contato e o uso de maquiagem
As lentes de contato são uma interessante opção de correção visual, mas é importante saber como usá-las.
  1. Deve-se, primeiro, colocar as lentes de contato, antes de usar qualquer tipo de maquiagem ou creme nas mãos e no rosto. Só depois de posicionadas, estando bem confortáveis, é que se deve fazer a maquiagem.
  2. No final do dia, ao remover a maquiagem, deve-se, primeiro, tirar as lentes de contato. Só depois é que a maquiagem deve ser removida
  3. Dê preferência à maquiagem que não seja à prova d’água, pois é muito resistente e pode aderir às lentes de contato danificando-as, além de ser muito difíceis de remover, sempre deixando resíduos nos olhos.

 

Convênios

 
 

Onde estamos

ATENDIMENTO

 

 

CLÍNICA DE OFTALMOLOGIA NOVA CAMPINAS

Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado,
585 (Nova Campinas) - 13092-108 Campinas
São Paulo - SP